Isabel Cardeal

Também conhecida como Bel, professora de Português, Filosofia, Sociologia, PEI 1 e 2.
Apaixonada pelos contos de Machado de Assis

Aquarela Literária

Blog feito com o objetivo de diminuir a distância professor-aluno, estreitar o relacionamento e passar melhor as atividades e conhecimentos necessários para o ensino-aprendizagem, tendo também como objetivo a inclusão digital daqueles que não têm a oportunidade de desfrutar da mesma

Contato / Mande seus textos

Para entrar em contato ou mandar seus textos, mande um e-mail para mim.

Status do blog

Layout e HTML por: Cáh
visitas.
Online:

Para os alunos

Ao visitarem o blog, deixem um comentário avisando que estiveram aqui. Assim é mais fácil para que eu possa identificar quem está participando das atividades

Créditos

× deviantart
× blogspot

Disclaimer

Tudo aqui feito é de autoria própria.
O que não é está sendo creditado. Não copie ©
Salve Jorge!



Vida e obra de Jorge Amado

Façamos uma breve viagem na vida de Jorge:

Nascido em Itabuna, Jorge foi um dos mais traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos e o mais adaptado para a TV brasileira.
O quadrinho que segue foi uma adaptação de SPACCA  , baseado no romance de Jorge, JUBIABÁ.
A obra de SPACCA nos remete à Bahia que Jorge Amado  representou e cantou em suas obras com tanta emoção. Segundo ele, “ a baianidade que Jorge Amado criou e até os baianos tentam imitar.”



Os vídeos a seguir são fragmentos da novela atuada por Sônia Braga


Numa das cenas antológicas da TV brasileira, a doce e sapeca Gabriela (Sonia Braga) sobe no telhado de uma casa para pegar um pipa que caiu por ali.
Grande novela de Walter George Durst, com direção, trilha sonora e elenco absolutamente afinados. Gabriela é sem dúvida uma das melhores adaptações literárias para a TV, um marco da teledramaturgia.






Atividade:

  •      Ler  o romance Gabriela Cravo e Canela  .
  •     Fazer uma comparação entre a obra original a novela atual e a anterior.
  •   Fazer um comparativo entre o momento político da época e o atual
  •     Se Jorge Amado escrevesse hoje o romance , como seria Gabriela?
  •     E você? Como imagina a Gabriela de Jorge e como a descreveria?




Após o processo inicial, a turma será dividida em grupos de 08 alunos e cada um deverá criar uma peça ou  slides  para ser socializado com o grupão.




O romance entre o sírio Nacib e a mulata Gabriela, um dos mais sedutores personagens femininos criados por Jorge Amado, tem como pano de fundo, em meados dos anos 1920, a luta pela modernização de Ilhéus, em desenvolvimento graças às exportações do cacau. Com sua sensualidade inocente, Gabriela não apenas conquista o coração de Nacib como também seduz um sem-número de homens ilheenses, colocando em xeque a lei que exigia que a desonra do adultério feminino fosse lavada com sangue.
Publicado em 1958, o livro logo se tornou um sucesso mundial. Na televisão, a história se transformou numa das novelas brasileiras mais aclamadas mundo afora.


Posted by Isabel @ 05:39

>

1 Comments

Blogger Tati Cardeal said...

Fascinante.
Adorei.

16 de julho de 2012 às 12:37  

Postar um comentário

<< Home